sábado, 25 de maio de 2013

A coisa da aparência

Como você escolhe a comida no restaurante? A roupa para aquele encontro especial? A maquiagem arrasadora? O homem da sua vida?

Tudo acontece primeiro pelo olhar, tô errada? Não, somos cada vez mais imagéticos (existe isso gente?)!

A gente prega que não precisa ser bonito, basta ter um bom coração, ser inteligente, falar bem, não ser adepto da escrita facebookiana do "conserteza", mas na verdade, a gente queria mesmo era ter um Tom Cruise, Brad Pitt, George Clooney ou Rodrigo Santoro do lado pra desfilar por aí!

Nessas horas, a gente para e pensa que "eu não sou assim!". Não é uma ova! A gente prega que quem se prende pela aparência são os homens! Quem vê pensa, né, Madre Teresa?

Eu já fui dispensada por um saradão, nada bonito de rosto (veja bem: era só saradão e burro), porque me achou gorda... Aí eu encanei e fiz dieta, pedalei que nem uma louca, fiz caminhadas (pra me descobrir asmática)... E o bonitão nem se lembra que eu existo!

É difícil ser rejeitada por ser quem você é, física e intelectualmente (há quem não tolere pessoas inteligentes, acreditem!)... Seja na busca pela pessoa amada (cadê a Ferrari? rs), na busca por um emprego, na ânsia de conhecer alguém quando você chega num novo ambiente.

Ninguém é o que é por acaso, a gente se forma e se transforma, tenta sempre melhorar. Mas quando você percebe que seu "eu" não tá agradando, é difícil de digerir.

A gente faz isso todos os dias com várias pessoas, em várias situações, sem nos darmos conta... E quando acontece com a gente é quase o fim do mundo!

Este ano, mais uma vez, tive a prova de que a primeira impressão pode ser mudada pra muito melhor. Quem  me conhece sabe, sou adepta dos radicalismos em várias áreas... Mas confesso... a idade pesa e a gente passa a se autoavaliar com mais frequência e cada vez mais rápido.

Não que eu pense que isso vá mudar minhas atitudes ou as suas, mas se autoavaliar e saber que errou, já é um grande passo!

4 comentários:

  1. Talvez seja daí que parte o pensamento de que as mulheres são exigentes; não só consigo, mas com as escolhas que fazem também. E quer saber?! Pelo menos eu, sou mesmo. Porque não aceito ser "qualquer coisa"; porque não aceito "qualquer pedacinho de bolo". E se alguém me quiser, é assim. E se quiser que eu mude, então me mostre que realmente vale a pena, que realmente serei uma pessoa melhor me esforçando para isso.
    Eu busco mudar em mim aquilo que acredito que precisa ser mudado, melhorado. E busco nos outros tbm, infelizmente. Mas de tanto quebrar a cara com ambos, desisti de alguns e fiquei apenas com essa linda que Deus fez nascer aqui... bem em cima do mapa... bem no sertão da Bahia... quente que nem brasa! hehehe

    Um beijo.
    Lu Maria

    ResponderExcluir
  2. as mulheres são exigentes, e quando se chega ao ponto que temos qu nos auto analisar! É porque o erro ta travando boas coisas em nossas vidas, e essa análise dói mas depois de um tempo, gera felicidade clara e verdadeira

    ResponderExcluir
  3. Já dizia Vinicius de Moraes, "Beleza é fundamental"...
    O ser humano é exigente com a aparência sim, instintivamente, herança dos tempos das cavernas. O nosso cérebro busca um parceiro (a) que permita uma continuação da espécie e a proteção dos filhos. Não sou eu que digo isso, mas os especialistas, principalmente aqueles que são citados em alguns dos livros de autoajuda que eu leio (pois é, aprecio essa literatura porque o meu casamento não veio com manual de instrução). No tempo do Homo Erectus, as mulheres buscavam, por intuição da casta, homens com rosto saudável, dado que indicavam saúde e boas “sementes”; ombros largos (sarados!) e pernas fortes, o que sugeriam bons caçadores e, logo, comida na mesa. E os homens buscavam quadris largos com cintura fina, pois era sinal que a mulher era boa para procriar e gerar filhos fortes.
    Bom, não me estenderei mais nesse assunto, porque não é o foco, mas após compreender esse instinto natural que ainda se faz presente em nossa intuição, eu não me sinto mal em apreciar a beleza masculina (pois é, hoje só aprecio, porque eles são todos de vocês, minhas amigas solteiras...)
    Dar valor a um bom coração e boa índole são critérios que a sociedade moderna criou, mas a aparência nunca vai escapar dos nossos olhos, não é?
    A beleza salta aos olhos, entretanto como reconhecer um coração bom? É só através da convivência? ... E conviver com essa espécie masculina está cada vez mais difícil hoje em dia, pois eles sonham com corpos bonitos, bundas bem desenvolvidas e cérebros atrofiados.
    Beijos a todas!

    ResponderExcluir